Home » Fitness » Treino Funcional – Exercícios Funcionais

Treino Funcional – Exercícios Funcionais

Os tempos de treino pesado estão acabando a inovação alcançou as academias, novos exercícios funcionais estão ganhando espaço...

treino funcional

Os tempos de treino pesado estão acabando a inovação alcançou as academias, novos exercícios funcionais estão ganhando espaço e importância, a malhação do futuro chegou estamos na era do novo fitness.

O que é treino funcional?

O segredo está na consciência corporal, e na idéia de que o corpo precisa estar pronto para enfrentar os desafios diários, e um envelhecimento sem sofrer tanto, muito ligado a ideia do novo fitness o treino funcional visa um corpo bem estruturado não apenas musculoso e sarado.

Os exercícios funcionais tem como princípio preparar o organismo de maneira íntegra, segura e eficiente através do centro corporal, chamado de CORE.

Especialistas dizem que estes exercícios do novo fitness não foram criados do dia para a noite, mas são o resultado de pesquisas de anos, e já são utilizados nos treinos de atletas de alta performance, e nos últimos anos  os treinos funcionais estão sendo adaptados nas academias para a população em geral.

O treino funcional, por exemplo, tem como objetivo habilitar o corpo aos movimentos mais simples como sentar-se, amarrar os sapatos, e vai até os exercícios mais complexos com de atletas profissionais. O treino funcional e seus exercícios têm também como objetivo prevenir ou auxiliar nas recuperações de lesões.

Os exercícios funcionais são muito uteis para melhorar o rendimento nos treinos e a resistência do atleta, por trabalhar por módulos, o treino funcional desenvolve áreas mais específicas, sem muito sofrimento.

Além disso são exercícios bastante desafiadores e motivacionais, e podem ser realizados com o peso do próprio corpo, deixando um pouco de lado os antigos aparelhos pesados e brutos da academia tradicional trazendo benefícios mais significativos à capacidade funcional do corpo. Para o treino funcional são usados:

  • Cabos
  • Elásticos
  • Pesos livres
  • Base de suporte instável e reduzida
  • Medicine balls
  • Bolas suíças

O Core é uma maneira inovadora de fortalecer o abdômen, os exercícios do core abdominal tem o objetivo de fortalecer os músculos  responsáveis pela sustentação do corpo que se localizam na área do abdômen.

Exercício intenso intervalado tem como objetivo melhorar a resistência e potencia física do atleta. Além disso ajudam a reduzir a gordura corporal, pois proporciona um gasto energético maior em menos tempo de esforço físico.

Benefícios dos exercícios funcionais

Os exercícios funcionais trazem muitos benefícios tanto ao corpo como também à mente, e por isso estão ganhando cada vez mais espaço nas academias do mundo inteiro. Veja abaixo alguns dos principais benefícios dos exercícios funcionais:

  • Evolui o desempenho atlético
  • Grande melhoria da postura
  • Melhora do equilíbrio dinâmico e estático
  • Equilíbrio muscular mais consistente
  • Diminui o numero de lesões
  • Aumento da flexibilidade
  • Melhora da resistência central ( cardiovascular ) e periférica ( muscular )
  • Estabilidade articular, principalmente da coluna vertebral
  • Aumento da eficiência dos movimentos
  • Melhora da força, coordenação motora

E na sua cidade, você encontra com facilidade academias que aplicam esse novo conceito de treino? Deixe seu comentário abaixo caso já esteja praticando os exercícios funcionais, ou ainda não teve oportunidade por não encontrar lugar adequado.

eBook Gratuito - Engordei Depois...

4 Comentários para Treino Funcional – Exercícios Funcionais

  1. Marcelo disse:

    Muito boa essa iniciativa, pois esses exercicios funcionais realmente trazem um resultado, sou personal e acredito que todas as academias deveriam começar a trabalhar com essa ideia do novo fitness.

  2. [...] pilates é uma pratica antiga, mais se encaixa perfeitamente na malhação do futuro e seus treinos  funcionais, pois seus exercícios são funcionais e ajudam no emagrecimento, na [...]

  3. [...] Malhar em jejum pode ser prejudicial ao seu desempenho. [...]

  4. Cláudia disse:

    Sou de Curitiba, não conheço ainda muitas academias com esse conceito, mas a que eu frequento tem sim… chama Fusion Studio Personal!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>