Home » Exercícios Físicos » Exercícios para obesos – Treino

Exercícios para obesos – Treino

Os exercícios para obesos são muito importantes pois a obesidade é considerada uma enfermidade crônica caracterizada pelo acúmulo...

exercicios para obesosOs exercícios para obesos são muito importantes pois a obesidade é considerada uma enfermidade crônica caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura, a ponto de comprometer drasticamente a saúde. Outros fatores podem gerar esta doença além de fatores genéticos, tais como: estilo de vida sedentário, calorias ingeridas em excesso  (normalmente relacionado à ansiedade), distúrbios do sono e distúrbios hormonais que desequilibram o metabolismo.

Foi comprovado que a obesidade infantil já atinge cerca de 10% das crianças em todo Brasil. Esse fato tem sido considerado o grande mal do século. Os principais problemas provocados pela obesidade são:

  1. Hipertensão arterial,
  2. Diabetes mellitus,
  3. Aumento de triglicerídeos e colesterol, aumentando as chances de doenças cardiovasculares,
  4. Incremento da incidência de alguns tipos de tumores e dos índices de mortalidade,
  5. Sobrecarga nas articulações,
  6. Depressão,
  7. Disfunção erétil e baixa auto-estima,
  8. Falta de mobilidade

A obesidade deve ser prevenida desde a infância, diante de tantas evidências de sua gravidade, principalmente quando há casos na família. Além de fatores genéticos, existem outros externos que colaboram e muito para o desenvolvimento da mesma na infância, tais como: a ingestão regular doces e refrigerantes, fast foods, ou seja um estilo de vida cada vez mais sedentário e facilitado pela tecnologia (computadores, vídeo games e controles remotos), escolher as “Opções tecnológicas” de divertimento e lazer ao invés das brincadeiras e jogos ativos ao ar livre.

Para indivíduos que encontram-se acima do peso ou obesos, o ideal é iniciar um tratamento  que englobe profissionais da saúde como médico, nutricionista, professor de educação física e psicólogo, para que sejam abordados e tratados todos os pontos colaboradores da doença.

Prescrição de exercícios físicos para obesos

Sugiro priorizar exercícios aeróbios e que sejam realizados no meio aquático, pois na água, o peso corporal diminui em 75%, minimizando impactos nas articulações. Alguns exemplos que indico são: hidroginástica, natação ou mesmo atividades lúdicas neste meio, como vôlei, polo aquático, entre outras, de acordo com a criatividade do professor e gosto do aluno. A frequência semanal deverá ser de 3 a 5 vezes e 45 minutos de duração.

O objetivo destas atividades físicas é estimular a perda de gordura, melhorar o sistema cardiovascular e melhorar a mobilidade corporal, de preferência com a frequência cardíaca monitorada, trabalhando em torno de 60% da mesma, podendo alcançar 80% conforme o ganho de condicionamento observado.

Caminhada para obesos

caminhada para obesosCaso o indivíduo tenha capacidade de realizar caminhada por pelo menos 15 minutos consecutivos, esta atividade deverá entrar no plano de treino 2 vezes por semana. De acordo com a melhora do condicionamento físico, poderão ser acrescidos 5 minutos a cada semana.

Conforme a perda de peso e o ganho de mobilidade adquiridos nesta etapa (que será individual), exercícios de fortalecimentos deverão ser acrescentados, com a finalidade de reabilitar e fortalecer as articulações comprimidas pelo excesso de peso e minimizar a flacidez.

Devido as condições físicas do obeso (grande volume e peso corporal, pouca mobilidade, presença ou não de lesões articulares), dou preferência aos exercícios de cadeia cinemática aberta (extremidades livres – mãos e/ou pés), em razão de oferecem menos impacto e compressão nas articulações, que são, na maioria das vezes, debilitadas pelo excesso de peso, como por exemplo aqueles realizados com pesos livres, caneleiras e elásticos, e podem ser feitos tanto nas academias, como ao ar livre.

Conforme o grau de resistência muscular e condicionamento físico adquirido na 1ª etapa, a duração poderá ser em torno de 30 a 60 minutos. Para otimizar o gasto calórico, sugiro que sejam realizados em circuitos, variando os grupos musculares, em torno de 6 a 10 exercícios, com de 30 a 60 segundos de duração cada um deles, com a intensidade moderada, que deverá ser aumentada ao longo dos treinos. O descanso deverá ser de 1 a 2 minutos a cada 3 exercícios consecutivos, lembrando que o professor deverá estar sempre atento ao bem estar e a frequência cardíaca do indivíduo.

OBS: Gostaria muito de poder indicar a musculação para os obesos, porém, infelizmente, apesar de tantas marcas no mercado, não considero os aparelhos seguros, nem confortáveis, pois não oferecem assentos, encostos, espaços, angulações e distâncias suficientes que favoreçam a biomecânica dos movimentos executados tanto por indivíduos obesos, como  por aqueles de grande porte e acima do peso. Acho que uma linha de aparelhos voltada para esta população já deveria estar no mercado há alguns anos, que incluísse não somente aparelhos de musculação, como também, os aeróbios (por exemplo: esteiras e transports largos e espaçosos, bicicletas com assentos maiores e distâncias adequadas para os membros inferiores e superiores).

Exercícios para obesos:

  1. CRUCIFIXO PEITORAL
  2. EXTENSÃO DE JOELHO
  3. ROSCA BÍCEPS
  4. ABDOMINAL
  5. ROSCA TRÍCEPS DEITADA
  6. ELEVAÇÃO LATERAL
  7. ABDUÇÃO DE QUADRIL
  8. DESENVOLVIMENTO ABERTO
  9. ELEVAÇÃO DE QUADRIL

Fonte: http://www.ligadasaude.blogspot.com.br

AUTORA Profa. Esp. Paula Fortes
CREF: 014132/G-RJ

Pós-graduada em Musculação e Personal Trainer, 13 anos de experiência no Brasil (RJ/RS), Portugal, Dubai, Irã e Costa Rica.
http://paulinhapersonal.blog.terra.com.br

eBook Gratuito - Engordei Depois...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>