Home » Exercícios Físicos » Exercícios de alongamento

Exercícios de alongamento

Os exercícios de alongamento podem e devem ser feitos por todas as pessoas, de diferente faixa etária, a qualquer momento do dia,...

exercicios de alongamento

Os exercícios de alongamento podem e devem ser feitos por todas as pessoas, de diferente faixa etária, a qualquer momento do dia, sem precisar da ajuda de aparelhos.

O alongamento muscular deve ser feito antes de iniciar qualquer atividade física e, no final delas, pois prepara os músculos para os exercicios. Ele é fundamental para prevenir lesões musculares e nos tendões.

O alongamento ajudam evita dores e aumenta a flexibilidade muscular, e promove o estiramento das fibras musculares, fazendo com que aumente o seu comprimento.

Quanto mais alongado um músculo, maior a sua flexibilidade. O alongamento consegue esse resultado por aumentar a temperatura da muscular e por produzir pequenas distensões na camada de tecido conjuntivo que reveste o músculo.

Para se alongar em casa ou aonde você estiver é simples, veja na prática os exercicios de alongamento abaixo:

Alongar o pescoço

Alongamento braço

Alongamento lombar

Alongamento muscular pernas

Se você está com dúvida de como fazer exercícios de alongamento muscular, confira algumas dicas simples mas que fazem a diferença na hora de praticar as atividades.

Dicas para exercício de alongamento:

  • Respirar suavemente;
  • Alongar os músculos lentamente;
  • Manter uma boa postura;
  • Alongar mantendo por 10 a 15 segundos cada membro.
  • Alongando de maneira Incorreta:
  • Praticar os exercícios apressadamente;
  • Alongar os músculos rapidamente;
  • Alongar até sentir dor;
  • Prender a respiração enquanto alonga.

Saiba como alongar de forma correta: (Todos os exercicios devem ser feitos por 15 segundos cada)

 

Alongar o pescoço

  1. alongamento para o pescoçoColoque as mãos na nuca e pressione a cabeça para baixo.
  2. alongamento ombrosPuxe a cabeça com uma das mãos até sentir uma leve pressão no pescoço. Não precisa forçar muito.(fazer dos dois lados).
  3. alongamento pescoço Faça um movimento giratório com a cabeça, primeiro sentido horário e depois sentido anti horário.

 

 

Alongamento braço

  1. alongamento braço Com as pernas paralelas e semiflexionadas, pressione o cotovelo em direção ao corpo. (fazer com os dois braços)
  2. alongamento dos braços Leve o braço flexionado para trás da cabeça e, com a outra mão puxe levemente para o outro lado. (fazer com os dois braços).

 

 

Alongamento lombar

  1. alongamento lombar Com os joelhos semiflexionados e uma das mãos na cintura, levante a outra mão para cima e incline-se para a lateral. (Faça dos dois lados com cuidado para não forçar muito)

 

 

Alongamento muscular pernas

  1. alongamento pernas Mantenha as pernas bem afastadas e a ponta dos pés apontando para fora, desça o tronco para um dos lados até sentir uma leve tensão na parte de trás da coxa. Se você não conseguir tocar os pés como na imagem ao lado, não tem problema apenas faça até aonde seu corpo permitir e aos poucos vá forçando para melhorar. (Fazer dos dois lados)

 

eBook Gratuito - Engordei Depois...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>